Canyons Sul Do Brasil

Na fronteira ente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o maior conjunto de canyons da América do Sul fica a 1.400 metros de altitude. Um paradeiro pertinho do céu, onde o frio na barriga é inevitável ao notar que o chão pode acabar acerca de seus pés, com rios vagueando por entre paredões e matas suspensas no rochedo.

Em uma beleza inigualável, a natureza construiu grandiosos vales formando uma paisagem única. São 36 canyons em uma extensão de mais de 200 km, alguns tão grandes que refugiam montanhas. As águas cristalinas que se derramam por entre os paredões são de fato muito puras, e todas desaguam em quedas d’agua ímpares.

No estado de Santa Catarina, a cidade de Praia Grande, conhecida pelo turismo como cidade dos Canyons, fica no berço dos grandes canyons, como o Itaimbezinho e o Malacara, amparando os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, roteiros muito visitados pelos amantes do ecoturismo, esportes radicais e ar puro. Já no estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Cambara do Sul, que ganha o título de Terra dos Canyons, abriga muito do turismo desta área, tendo como principais visitas o canyon Itaimbezinho e o canyon Fortaleza.

Trip dos Canyons

Uma empresa especializada em ecoturismo e turismo de aventura na região das canyons é a Trip dos Canyons, parceira nossa, instituída por Deivid de Mattos, que atua no ramo desde 2010, graduado em Gestão de Turismo e credenciado pelo ICMBio/IBAMA e MTur/Cadastrur é membro, também, da Associação de Condutores de Praia Grande- APCE.

A empresa trabalha com trilhas, cavalgadas , rapel, arvorismo, entre outros. Confira:

TRILHA CANYON MALACARA

Trilha de dificuldade média, que explora as margens do Rio Malacara, adentrando as fendas do canyon Malacara e desfrutando de piscinas naturais. Esta incrível experiência tem duração de 3h30min e é recomendado levar lanche, agasalho, protetor solar, repente e água.

TRILHA DO RIO DO BOI

Utilizando o caminho dos antigos moradores locais, em meio mata nativa, em um primeiro momento; e depois a beira do Rio do Boi, a trilha tem duração de 7/8h e realiza diversas travessias no rio, por isso é indicado levar lanche reforçado, protetor solar, repelente e água, e recomenda-se o uso de roupas confortáveis.

CANYON FORTALEZA

No Parque Nacional da Serra Geral, o canyon Fortaleza nos permite conhecer 3 trilhas, desfrutando dos mais belos cenários.

A trilha do Mirante

Segue pela borda do canyon até alcançar o mirante, a 1.100 metros de altitude, proporcionando uma vista de 360° do canyon, planície costeira, lagoas e cidades litorâneas.

Tigre Preto

Iniciada pelo campo, adentrando a mata fechada e chegando ao rio que forma a cachoeira do Tigre Preto, a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto garante belas paisagens.

Pedra do Segredo

Uma pedra de 5 metros de altura apoiada em um base de apenas 50cm não poderia levar outro nome senão Pedra do Segredo, e a trilha que leva até ela, na encosta do canyon, é leve e possui pequenas subidas.

Para todas as atividades é recomendado levar água, protetor solar, agasalho, lanche e repelente.

CANYON ITAIMBEZINHO

O mais famoso e querido dos canyons nos proporciona experiências incríveis em duas trilhas.

A trilha do Vértice

Seguindo pela borda do canyon, nos permite desfrutar das mais galantes vistas e formosas cachoeiras.

Trilha do Cotovelo

Essa trilha explora a mata de araucárias e todas as suas belezas, terminando na borda do canyon.

Para curtir as duas trilhas e viver momentos inesquecíveis é recomendado levar lanche, agasalho, protetor solar, repelente e água.

TRILHA PEDRA BRANCA

Finalizando este roteiro de aventuras nos mais belos canyons do Sul do Brasil, a Trilha da Pedra Branca encanta. Localizada a 21km do centro da cidade de Praia Grande, em uma área quilombola, o pico, a 700 metros de altitude, nos proporciona a visão dos canyons Faxinalzinho e Josafaz, além de uma sensacional e privilegiada vista do Vale do Rio Mampituba, assim como das formosas piscinas naturais. A trilha é de dificuldade alta, tem duração de 4/5h e é recomendado levar água e repelente.

Buscando tranquilidade e confiança para seus clientes, Deivid Mattos possui diversos cursos de capacitação, como o de Competências Mínimas para Condutores de Turismo de Aventura e o de Primeiros Socorros.

Leave a Comment

WhatsApp chat